ViaSESI


  • Objetivos
    Possibilitar aos trabalhadores da indústria a conhecerem a Língua Portuguesa, sua estrutura e exercitar as formas de aplicação no seu cotidiano, ampliando a sua comunicação neste idioma. Utilizar, do ambiente de trabalho, as expressões e as sinalizações presentes neste espaço de convivência
  • Requisitos
    Ser alfabetizado em sua língua nativa, ser trabalhador da indústria. * Curso possui material para o aluno.
  • Conteúdo
    Aula 11;
    • Gênero textual: poesia;
    • Foco da aula: escrita, leitura, fruição e interpretação de texto;
    • Exercícios estruturais: gênero do substantivo (artigo);
    • Abordando aspectos da comunicação;
    Aula 12;
    • Gênero textual: texto de propaganda;
    • Foco da aula: escrita, leitura - fruição e compreensão de texto;
    • Interjeições;
    • Exercícios estruturais: interjeições na cultura brasileira;
    • A importância de saber se comunicar;
    Aula 13;
    • Gênero textual: cartum, pontuação;
    • Compreensão: elementos da comunicação (emissor, receptor e mensagem);
    • Exercícios de fixação: texto não verbal e verbal;
    • Maneiras de se comunicar;
    • Processos de comunicação;
    Aula 14;
    • Gênero textual: compreensão de texto, letra de música;
    • Compreensão: oralidade e escrita;
    • Exercícios de fixação: passado verbal;
    • Tipos e meios de comunicação;
    • Conhecendo um pouco mais sobre os meios de comunicação;
    Aula 15;
    • Gênero textual: carta;
    • Foco da aula: escrita;
    • Estrutura linguística: plural dos substantivos;
    • Comunicar-se de maneira clara e objetiva;
    • Trabalhando a comunicação do cotidiano;
    Aula 16;
    • Gênero textual: texto e telefonema;
    • Foco da aula: oralidade;
    • Exercícios estruturais: tempos verbais, orações interrogativas e negativas;
    • Aprimorando nossa forma de comunicação;
    Aula 17;
    • Gênero textual: dissertação/debate;
    • Foco da aula: oralidade;
    • Exercícios estruturais: verbos (infinitivo/presente);
    • Como melhorar sua qualidade de vida;
    Aula 18;
    • Gênero textual: artigo e texto narrativo;
    • Foco da aula: leitura (compreensão de texto) e oralidade;
    • Vocabulário: sinônimo e antônimo;
    • Exercícios estruturais: prefixo;
    • Falando sobre qualidade de vida;
    Aula 19;
    • Gênero textual: artigo e texto narrativo;
    • Foco da aula: leitura (compreensão de texto) e oralidade/produção de texto;
    • Vocabulário: sinônimo e antônimo e reforço do vocabulário;
    • Exercícios estruturais: prefixo;
    • Desenvolvimento sustentável;
    Aula 20;
    • Gênero textual: artigo e texto narrativo;
    • Foco da aula: leitura (compreensão de texto) e oralidade/produção de texto;
    • Alimentação sustentável;
    • Trabalhando a comunicação do cotidiano.
  • Voltar