ViaSESI


  • Objetivos
    Possibilitar aos trabalhadores da indústria a conhecerem a Língua Portuguesa, sua estrutura e exercitar as formas de aplicação no seu cotidiano, ampliando a sua comunicação neste idioma. Utilizar, do ambiente de trabalho, as expressões e as sinalizações presentes neste espaço de convivência
  • Requisitos

    Ser alfabetizado em sua língua nativa, ser trabalhador da indústria. * Curso possui material para o aluno.

  • Conteúdo
    Aula 1;
    • Gênero textual - apresentação pessoal e do alfabeto/expressão oral;
    • Verbo ser (Eu sou... Ele é... Nós somos... Eles são... Elas são...);
    • Pronomes: pessoais e interrogativo - Quem;
    • Adjetivo: (alto/baixo, gordo/magro, negro/branco, casado/solteiro, jovem/velho - mais velho, bonito/feio, educado/mal-educado);
    Aula 2;
    • Quem sou eu? Meu nome;
    • Gêneros textuais: leitura, compreensão e interpretação de texto, música, HQs e casos regionais;
    • Variação linguística;
    Aula 3;
    • História de vida, Local do nascimento, Gostos Pessoais;
    • Gêneros textuais: receita;
    • Verbos auxiliares: ser, ter e estar;
    • Verbos regulares de uso constante: pensar, jogar, escrever, falar, comer, beber, dançar, tomar, dormir, estudar, trabalhar, guardar, sonhar...;
    • Pronomes pessoais: eu, ele, nós, eles, você e vocês;
    • Tempos verbais: presente, passado e futuro;
    • Advérbio de modo: bem e mal;
    • Cores e placas (significado das cores das placas);
    Aula 4;
    • Autorretrato, sonhos e objetivos de vida;
    • Gêneros textuais: exercício e produção de texto verbal e não verbal;
    • Advérbios de lugar: em cima/embaixo, sobre alguma coisa/longe/perto/aqui/ali;
    Aula 5;
    • Trabalhando Eu e o Outro;
    • Corpo Humano;
    • Gêneros textuais: avaliação em forma de descrição;
    • Adjetivo: graus - comparativo e superlativo;
    • Produção de texto e leitura (compreensão);
    • Verbos auxiliares, regulares e irregulares - tempo presente, passado e futuro;
    • Exercícios estruturais: concordância verbal;
    Aula 6;
    • Conhecendo os pronomes de tratamento;
    • Gêneros textuais: texto para facebook ou e-mail para casa;
    • Pontuação (uso da vírgula);
    • Foco-expressão escrita;
    • Pronomes possessivos - meu (minha), seu (sua), nosso (nossa), deles (delas);
    • Placas informativas;
    Aula 7;
    • Formas de cumprimento;
    • Diferença entre cumprimento e comprimento;
    • Gêneros textuais: um caso;
    • Estrutura linguística: revisar o verbo ser;
    Aula 8;
    • Cidadania - Direitos e Deveres;
    • Gêneros textuais: provérbio;
    • Foco na leitura (interpretação);
    • Estrutura linguística: diferença entre mas e mais;
    Aula 9;
    • Cidadania -direitos e deveres;
    • Gêneros textuais: história;
    • Estrutura linguística: masculino e feminino; concordância verbal e nominal;
    • Produção de Texto;
    • Leitura;
    Aula 10;
    • Semelhanças e diferenças culturais;
    • Gêneros textuais: biografia;
    • Estrutura linguística: concordância verbal e nominal;
    • Produção de Texto (oral e escrito).
  • Voltar